Marketing - 3 dicas para uma estratégia de blog para sua empresa

Por Cleyton Torres, Ponto do Marketing
Um blog funciona perfeitamente como uma plataforma de marketing em mídia social. Você coloca um tema central (sua marca) e destrincha outros tantos temas quer surgirem em conexão com a estrutura primordial. Isso é fundamental para gerar conhecimento e conteúdo sobre seus produtos, sua empresa e suas ações.
Muitas empresas estão ansiosas para aplicarem seus investimentos nessa extraordinária ferramenta. Razões não faltam. Também não faltam guias para sua empresa montar um blog corporativo. Mas o que ainda é um entrave bastante complicado é a forma de gerir tais estratégias. Abaixo, coloquei alguns pontos para ajudá-lo a desenhar a sua própria linha de blogagem corporativa.
1. Alinhe sua estratégia com seus objetivos. Isso gera liderança

Saiba quais são seus objetivos para só depois pensar em montar sua estratégia. Saber o que você faz, para quem faz, como faz e o que você quer com isso é primordial para poder entrar no digimundo. Você deve ter em mente que faz parte crucial da estratégia de marketing em mídia social a geração de conteúdo, a agregação de valores à marca e a disseminação do nome da sua empresa. Tudo isso deve estar alinhado em um mesmo séquito midiático. Estabeleça metas.
2. Quem vai tomar conta do blog?

Apenas abrir o canal e deixá-lo abandonado, ou pior, sobre a liderança de pessoas não qualificadas, é um tiro no pé. O blogueiro profissional deve ter em mente tudo sobre blog e o poder que essa ferramenta possui. Ser ousado e conhecer profundamente os negócios da empresa são passos importantes também, além de possuir fluência na língua em que escreve. Lembre-se: tudo isso refletirá, positiva ou negativamente, na sua empresa. A diferença entre o bom e o ruim só depende de você.
O controlador de mídias sociais deve saber tudo sobre esse ramo, mas deve ter consciência de que os usuários sempre sabem mais do que ele. Saiba controlar, pois um mínimo de sucesso que seu blog faça é o suficiente para demandar trabalho árduo por muito tempo, além de paciência e profissionalismo.
3. Tenha atenção nas métricas

Métrica é uma palavra de ordem no mundo digital de hoje. Sempre digo que se você não consegue medir seus impactos nas redes sociais, você tem um problema sério, mas se você consegue medir facilmente seus tentáculos no digimundo, você tem um problema mais sério ainda.
Veja sempre onde o seu negócio é citado, o tráfego do blog, os comentários postados e os links que saem de você ou que caem em você. É fundamental ver o que a grande mídia está dizendo sobre suas ações nas mídias sociais, pois isso é marketing free, é a disseminação sadia e gratuita de suas ações (quando bem elaboradas, é claro!).
Há um caso peculiar de uma grande empresa midiática que começou a analisar em quais listas do Twitter seu perfil oficial pertencia, e descobriu que até em listagens sobre pornografia seu nome constava. A ação? Fazer uma contra campanha e ver porque tais usuários a caracterizavam de maneira pejorativa, se intencional ou por desconhecimento. Em pouco tempo ela se livrou de tais listas “sujas” e colocou o nome da empresa em lugares mais “apropriados”.


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