Segundo a pesquisa da Telegeography, este aumento é proveniente de países emergentes como a Índia

Seja pelos 85 milhões de tweets diários ou pelas milhares de fotos postadas no Facebook todo dia, o tráfego da internet continua crescendo a passos largos. E com a revolução da internet móvel e da inclusão digital, parece que este cenário ainda vai se agravar.
Dados da empresa de pesquisa Telegeography mostram que o tráfego da internet cresceu 62% em 2010. Este aumento é proveniente dos países emergentes como a Índia, por exemplo, onde em meados de 2009 alcançou mais de 100% de crescimento.
As regiões que mais alavancaram o tráfego na web, entre 2009 e 2010, foram a Europa Ocidental, Índia, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Mesmo países mais desenvolvidos também estão contribuindo com o rápido crescimento. Na Europa houve 66% de aumento e nos Estados Unidos e Canadá subiu 54%.
Isto significa que as empresas que neste ano acrescentaram cerca de 13,2 terabytes de capacidade na internet terão de continuar ampliando suas redes. Ao comparar os adicionais de 2009 – 9,4 terabytes – é possível imaginar a evolução. No gráfico abaixo, que mostra dados desde 2002, dá para ter uma ideia.
No entanto, ainda há capacidade em abundância em países maiores, mas nem tanto em locais menos desenvolvidos como a África. Porém, espera-se que este cenário mude em breve. Graças ao crescimento das redes sem fio e a diminuição de custo dos smartphones, já está prevista a implantação de novos cabos nessas regiões.
Outro dado aponta que o número de indianos usuários móveis nas redes sociais deverá atingir cerca de 72 milhões até 2014. De acordo com pesquisas da Analysys Mason, o aumento de usuários foi impulsionado pela redução de custo dos aparelhos e lançamento de serviços 3G. Segundo o relatório, o aumento de usuários de redes sociais é o que está fomentando o número de usuários de internet. Quando a África entrar nesta conta, dá para fazer um projeção do que vem por aí.