Carta de apresentação não deve resumir dados do profissional


Para especialista, no Brasil, é normal os candidatos não elaborarem uma carta de apresentaçãoA carta de apresentação ainda causa muitas dúvidas entre os profissionais. Quem acredita que este documento deve resumir os dados profissionais está enganado. O presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri, explica que a carta visa orientar o recrutador.

"Se bem feita e alinhada com o objetivo profissional e o currículo, ela serve como um "teaser", ou rápido aquecimento, despertando o interesse do selecionador. Ela não deve ser um minicurrículo, mas um complemento do currículo", diz.

Ele acrescenta ainda que, no Brasil, é normal os candidatos não elaborarem uma carta de apresentação. Entretanto, quem faz se destaca, porque a ferramenta é considerada um diferencial.

O que escrever

O especialista afirma que na carta de apresentação o profissional deve destacar seus objetivos, alguns de seus valores, qualidades, interesses e motivação. Vale ainda expor alguns de seus pontos fortes como candidato.

Todas estas informações devem ser escritas de maneira sucinta e coerente. Além disso, os profissionais têm de redobrar a atenção para não cometer erros de ortografia, o que pode eliminá-lo do processo seletivo.
Em relação ao objetivo da carta de apresentação, Abrileri explica que ela serve para convidar o recrutador a ler o currículo, ao mesmo tempo que informa um pouco mais sobre o profissional. "Este é o objetivo principal dela", afirma.

Modelo de carta

Para facilitar, a Curriculum elaborou um modelo de carta de apresentação. Confira abaixo:

Olá, tudo bem?

Tenho mais de 10 anos de experiência profissional desenvolvidos em empresas como Empresa 1 e Empresa 2. Acredito que tenho bons resultados a oferecer para as organizações onde poderei atuar na gerência ou supervisão de equipes na área industrial.


Dentre as principais características que as pessoas com quem trabalho costumam atribuir à minha atuação, destaco a perseverança na busca por resultados financeiros cada vez melhores para as organizações onde atuo, além de ser geralmente considerado uma pessoa com ótima habilidade de relacionamento interpessoal por colegas e liderados.

Por Karla Santana Mamona , InfoMoney



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: