O Clube dos 13 aposta no valor das luvas, adiantamento financeiro previsto no contrato de venda dos direitos de transmissão, para reconquistar o apoio dos clubes "dissidentes" que tentam a negociação diretamente com as emissoras.

A RedeTV! venceu a licitação promovida pelo C13 ao ser a única emissora a apresentar proposta e pagará R$ 516 milhões por ano (R$ 1,548 bilhões pelo triênio) pelos direitos de transmissão em TV aberta do Campeonato Brasileiro referente aos anos de 2012, 2013 e 2014.

De acordo com as condições da carta-convite de licitação, 20% do valor total da proposta vencedora seria pago imediatamente aos clubes, como lembrou o presidente da entidade, Fábio André Koff, na entrevista coletiva concedida após a abertura do envelope com a proposta da RedeTV!.

"Temos a considerar um aporte de 20% de luvas que estava previsto no contrato. Se os clubes estão com tanto dinheiro assim... Eles é que vão decidir", comentou Koff.

Conforme foi apurado pela reportagem do ESPN.com.br, os clubes só poderão receber os valores caso assinem o contrato com a RedeTV!, tornando-se uma das maiores armas do Clube dos 13 na negociação com os dissidentes.

As tensões no Clube dos 13 perduram desde a última reeleição de Fábio Koff, em 2010, quando derrotou nas urnas o canditado apoiado por Ricardo Teixeira, Kléber Leite. O Corinthians, que encabeça o movimento dos clubes rebeldes na negociação paralela dos direitos de transmissão, foi a base da candidatura do candidato apoiado pela CBF, junto com Cruzeiro, Goiás, Coritiba, Vitória, Santos, Botafogo e Vasco.

A nova crise surgiu quando o Corinthians declarou que negociaria os direitos de transmissão de seus jogos diretamente com as emissoras interessadas e pediu sua desfiliação do Clube dos 13. Em sequência, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco e Santos decidiram negociar individualmente com as emissoras, mas não requisitaram sua saída da entidade.

O Clube dos 13 ainda promove licitações para os direitos de transmissão em TV fechada, internacional e Internet e telefonia celular. A entidade espera alcançar a cifra de 1 bilhão de reais de arrecadação anual ao final das concorrências.
Por Antônio Strini e Renato Leite, da Redação do ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: