O Apple para os não-iniciados


Computador desktop, servidor remoto ou máquina para os não-iniciados em Apple? O Mac Mini é tudo isso e mais um pouco. Neste review, focaremos no fato de ele ser um computador compacto, para conectar todos os seus periféricos, e analisá-lo como um gadget mais acessível para quem está fora do mundo da maçã.
Mac Mini (Foto: Divulgação)Mac Mini (Foto: Divulgação)
Funcionalidades
A caixa pensada por Steve Jobs e lançada em 2005 vem com o sistema operacional Mac OS X, mas ela pode ser atualizada. A versão original do aparelho vem com quatro entradas USB na traseira, entrada para ADSL, monitor, microfone e caixas de som ou fones de ouvido. Sem teclados ou mouse, você pode plugar os periféricos que tiver em casa, sem gastar dinheiro.
Normalmente quem não está acostumado com aparelhos da Apple pode começar aprendendo a mexer em um Mac Mini, exatamente pelo fato de você poder aproveitar seu monitor e seu próprio teclado e mouse. O usuário não precisa investir pesado para tê-lo; apenas o investimento no quadrado de 19,7 centímetros quadrados.
Mac Mini (Foto: Divulgação)Mac Mini (Foto: Divulgação)
Design
Literalmente um quadrado com 5 centímetros de altura, o Mac Mini é pequeno e bem cômodo para ser encaixado em qualquer lugar da sua casa. O excesso de periféricos que ele precisa para funcionar o transforma em um 'gabinete de PC', mas com sistema Mac.
Evolução do gadget
Com o passar dos anos, o aparelho ganhou melhorias. A CPU, que começou com 60 GB, em 2009 já possuía modelos com 500 GB. A memória RAM, que começou com pentes de 256 MiB DDR SDRAM de 333 MHz, hoje já pode ser expandida para 4 GB em pentes de 2 GB. Já o leitor de discos serve tanto para leitura quanto para gravação de CDs e DVDs.
O processamento ficava por conta de um PowerPC G4 7447A, de 1.25 GHz por 1.42 GHz Power. Hoje, a potência chega até 2.53 GHz no Intel Core 2 Duo P8700. A placa de vídeo compatível no início era a ATI Radeon 9200 graphics, que processa, no mínimo, 32 MB de DDR SDRAM. Hoje, seu suporte chega a placas Nvidia GeForce 9400M, com 256 MB de DDR3 SDRAM.
Mac Mini (Foto: Divulgação)Mac Mini (Foto: Divulgação)
Preço
No Brasil, o Mac Mini é ainda comercializado no modelo antigo, anterior ao lançado em julho de 2010. A média de preço desse computador desktop novo é de R$1.800.
Ficha Técnica
Sistema operacionalMinimoMac OS X versão 10.3.7 Panther
ProcessadorMinimo PowerPC G4 7447A, máximo Intel Core 2 Duo P8700
Memória RAMMinimo 256 MiB DDR SDRAM, expansível para 4GB em dois cartuchos de 2 GiB
VídeoOffboard. A placa mais poderosa é a Nvidia GeForce 9400M
Mídia óticaDVD e CD. Leitura e gravação
Armazenamentoaté 500 GB
Webcampor USB
ConectividadeWi-Fi e USB
Dimensões5,08 × 16,51 × 16,51 cm
Peso1,32 kg
Itens inclusosNenhum
Pedro Zambarda
Para o TechTudo


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: