Ex - executivo da Fiat lança site que compara automóveis


Bati um papo com o mineiro João Streit, ex-executivo da Fiat, que acaba de lançar o site CompareCar, com patrocínio da Fiat e da Sky. João trabalhou com a marca Alfa Romeo na America Latina e no Reino Unido. Ele tem 32 anos, fez mestrado em Gestão Estratégica de Marketing na Kingston University, e diz que 70% dos consumidores de veículos buscam informações na internet antes da tomada de decisão.
Qual é hoje o principal influenciador do consumidor na hora de escolher o seu carro?
Preço (que inclui conteúdo do carro), recall da marca, amigos e capilaridade da rede.
Como você criou sua ferramenta de comparação?
As pessoas buscam a internet para pesquisar preços, conteúdo e especificações técnicas dos modelos pretendidos. Uma das áreas mais acessadas dos sites das montadoras é justamente o “Monte seu carro”, onde simulam preços e vêem equipamentos que são de série e opcionais para literalmente montar o carro desejado. O CompareCar buscou concentrar todas essas informações em uma plataforma de comparação, ou seja, temos um “monte seu carro” comparando todas as montadoras, além das especificações técnicas e de conteúdo dos carros vendidos no mercado brasileiro. É muito complexo, pelo volume de informação que tem que ser trabalhado e atualizado.
O site tem um lado opinativo, um editorial capaz de influenciar as pessoas?
Temos planos futuros de ter editoriais comparativos no site. É um tema que vem sendo desenvolvido por nossa equipe e, em breve, lançaremos essa seção. Quanto a influenciar consumidores, o site é totalmente imparcial, ranqueamos os dados que permitem ranquear, classificando para melhor visualização do consumidor. Porém, a opinião final é do consumidor.
Quem patrocina o site, como haverá retorno financeiro?
O site é 100% gratuito para o usuário. O retorno financeiro virá com patrocinadores e venda de mídia avulsa. Atualmente, estamos com a Fiat e Sky e negociando com outras grandes empresas. Nosso alvo principal são as montadoras, com a venda de mídia de intenção, que chamamos de Carro Patrocinado. Ou seja, incluiremos uma opção que no momento da comparação o usuário não tenha considerado. Bom pra todo mundo, para o anunciante que terá seu produto inserido em um contexto e para o usuário que terá uma opção que normalmente não seria a dele.
Como é mecânica para o usuario?
O usuário poderá escolher as marcas e os modelos pretendidos, além de buscar pela classificação dos segmentos para uma melhor orientação da melhor escolha. O site ainda filtra por preço desejado, porque preço é um fator determinante na opção de compra. Existem alguns comparadores de carros, porém todos com conteúdo comparativo direcionado aos aspectos técnicos do carro. Nenhum com o objetivo de equiparação de conteúdo, para comparar “banana com banana”. Por exemplo, a pessoa está na dúvida entre dois carros: um custa R$ 31 mil e outro R$ 33 mil, porém o de 33 tem ar condicionado de série. No comparativo visual, o carro de 33 mil está R$ 2 mil mais caro, mas o ar do primeiro carro custa R$ 2,5 mil reais, sendo assim no comparativo real o carro que visualmente era mais barato, com o mesmo nível de conteúdo, estará mais caro R$ 500 reais. O nosso objetivo é facilitar a decisão de compra dos consumidores, seja no aspecto de preço ou no aspecto técnico.
Claudia Penteado, IG



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