F-commerce – Estratégia para vendas online no Facebook
Apesar de sua grande expressão em anos anteriores, o Orkut sempre foi uma rede “engessada”, que não permitia à terceiros desenvolver aplicações mais elaboradas para complementá-la. O Facebook pensa de maneira completamente diferente e incentiva a criação de aplicativos cada vez mais complexos. O Facebook está mais receptivo com empresas, permitindo a criação de páginas personalizadas, diferenciando dos perfis pessoais de usuários.
Para ter uma loja no Facebook não é necessário que você tenha uma loja virtual. Um f-commerce é a grande oportunidade de entrar no mundo das vendas online, pois possui muitos elementos facilitadores em relação ao e-commerce tradicional:
Relacionamento: Esse é o principal fator para realizar vendas, seja online ou não. É sempre preciso criar um relacionamento, mesmo que seja por um breve momento. E o melhor lugar para relacionamento online é em uma rede social;
Personalização: Com o uso do plugin social do Facebook é possível personalizar seu f-commerce de acordo com o usuário que visitá-lo. Que tal um “Olá ‘fulano’” para seu visitante? Em que outro ambiente você pode saber o nome do seu potencial cliente sem conhecê-lo? Chamar seu cliente pelo nome trará uma proximidade entre sua empresa e ele;
Divulgação: 56% dos links compartilhados no mundo são feitos pelo Facebook. Pela facilidade, as chances de que algum produto ou até mesmo o seu f-commerce sejam compartilhados são grandes. E as vantagens não param por aí, pois pesquisas já nos mostraram que clientes compram mais produtos indicados por amigos que anunciados por empresas.
Uma das estratégias do e-commerce é o s-commerce (social-commerce), que explora a participação dos clientes nas lojas virtuais através de votação e comentários. Dentro do Facebook essa participação poderá ser expandida para o círculo de amigos do cliente, não ficando restrita apenas à sua loja.
Já existem f-commerces desenvolvidos para o mercado brasileiro, mas as opções são poucas e limitadas. Atualmente estudo o desenvolvimento de uma interface para f-commerce, um dos maiores desafios é em relação ao espaço limitado. Algo que permita ao lojista uma maior flexibilidade de configuração e que traga uma experiência mais rica para o cliente.
Fonte: Ponto Marketing
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