Seu novo funcionário está na web!

Veja como gestores avaliam currículos para selecionar novos colaboradores

A empresa precisa de um profissional com habilidade específica e está difícil a indicação de bons profissionais por parte dos colaboradores. Este cenário é um exemplo de que se o programa interno está com baixa oferta e se está difícil selecionar candidatos competentes, é sinal de que a busca pode estar sendo ineficiente.


Já é sabido que muitos headhunters e gestores de RH estão de olho nas redes sociais para conhecer e selecionar novos candidatos às vagas e projetos da empresa. Para Adriana Gomes, gestora de RH da ESPM Carreiras, os ambientes online são uma ferramenta facilitadora na busca de profissionais no mercado pelo fato de que o mundo inteiro tem acesso à essa plataforma e por ser possível também acessar informações dos candidatos que geralmente não estão no currículo impresso.

“A internet é um veículo que os profissionais transitam muito bem porque ele une grupos de pessoas que compartilham sobre um mesmo pensamento ou no mínimo por pessoas que entendem suas ideias”, afirma Adriana.

O relacionamento interpessoal dos candidatos, o grau de influência que ele tem na rede, as comunidades e empresas que ele acompanha, o conhecimento específico que ele expõe na rede são informações valiosas que ajudam a diagnosticar se aquele profissional tem o perfil desejado para a vaga que se está oferecendo.

O problema, em alguns casos, é a falta de foco na rede, tanto das empresas que precisam otimizar esta seleção para conseguir bons resultados quanto por parte dos candidatos, que precisam saber que a exposição em redes sociais como Linkedin, Plaxo e Facebook pode atrair, reter ou afundar uma boa imagem para o futuro empregador.

Postura empresarial
Aqui, temos dois tipos de empresas representadas por seus gestores de RH: a que tem presença nas redes sociais e as que recorrem à ferramenta apenas para selecionar candidatos.

Tanto quanto o profissional, o candidato também está olhando o que a empresa oferece na rede. Investir nas ferramentas de modo que os candidatos se interessem pela vaga oferecida faz parte da estratégia, afinal, os bons profissionais precisam ser encantados assim como a fidelização de um cliente.

Em entrevista para o programa Olhar Digital, a gerente de recrutamento Maria Paula Menezes aponta as informações que podem dizer muito sobre os candidatos, sendo possível atribuir ‘pesos’ para cada item:

• Com quantas pessoas esse candidato se relaciona e quem são as pessoas que ele conhece?
• Quais os fóruns e discussões que ele usualmente participa?
• Quais os grupos que ele participa e as opinioes que ele publica?
• Quais são os mercados que ele segue?

Você é o que está na web

O candidato que busca novas oportunidades via redes sociais têm muitas oportunidades para rever sua carreira e buscar novas alternativas de aprendizado e foco, comparando o seu perfil e competências com o de outros profissionais. Isso porque as plataformas sociais estão cada vez mais atrativas no que diz respeito ao acesso à informação.

Em entrevista para o portal HSM, a gestora de RH Adriana Gomes diz que participar de fóruns, comunidades e sites de empresas podem enriquecer o perfil do profissional na web e ainda trazer soluções imediatas, seja na resolução de conflitos ou para o foco na carreira. “O trabalho coletivo em rede por exemplo é uma prática que tem se tornado bastante comum na rede. Diferentes profissionais por meio de fóruns e discussões pensam juntos e encaram o desafio de prover uma ação que irá ajudar a solucionar um problema”, comenta Adriana.

Para Charlene Li, uma das maiores especialistas em mídias sociais, o engajamento social nessas plataformas tem ajudado as empresas a se projetarem melhor no mundo virtual e ela atribui cinco passos que podem ser identificados e escolhidos para definir a atuação na rede:

Watching – Envolve-se pela observação, fazendo parte das mídias, assistindo vídeos, lendo blogs, mas não chega a postar ou contribuir com conteúdo.

Sharing – Empresas que têm o costume de pedir opiniões e incluir comentários nos produtos? E como você tem feito isso?

Commenting – Aonde se dá a forma de engajar os comentários e se existe espaço nele para comentários e interação.

Producing – em qual momento surge a necessidade de identificar e interagir com o público.

Curating – Ou curadoria, em que há moderação e a empresa trata essa pessoa como um conselheiro confiável e reconhece-a no momento certo.

Embora a especialista atribui os cinco passos à atuação das empresas na rede, é possível utilizar o mesmo crivo para avaliar como os candidatos participam no meio social virtual, tanto em sites de empresas, como em plataformas sociais pessoais ou fóruns específicos.

Por isso, saber equilibrar o que você escreve nas redes, entendendo o quão suas palavras podem ser agressivas no mercado em que atua é fundamental, uma vez que o perfil explica a vida social e a rede de relacionamentos mostra em que pé anda a carreira. Certamente, são informações que não estão no currículo.

Portal HSM


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