Marketing na internet - 15 regras essenciais para ter sucesso

Internet marketing: 15 regras essenciais para ter sucesso

O freelancer necessita de ser, sempre, o seu auto promotor. É ele que dá a conhecer o seu trabalho e que tem quase a obrigação de conseguir novos clientes. No fundo, tem que fazer uma campanha da marketing dele mesmo. Mas a verdade é que esta vertente do seu negócio acaba por ser muito mais do que fazer publicidade adwords ou realizar concursos. A primeira coisa que o freelancer precisa de se moralizar é que cada atitude sua é marketing. Quando escreve um artigo, quando responde a uma comentário ou quando tem uma atitude menos digna com os seus clientes. Tudo isso é o marketing do seu negócio, fazendo com que a imagem que você passa lá para fora seja muito mais baseada nas suas atitudes do que numa simples campanha. Se você é uma apaixonado pela área do marketing, ficam aqui alguns artigos que lhe podem interessar:
O problema é que a maioria das pessoas não entende isso. Pensa que, por pior que seja o seu trabalho, uma boa campanha de publicidade pode ser suficiente para “limpar” a sua imagem, quando na verdade isso acaba por ser um custo desnecessário. Marcar como o Google ou o Youtube não precisam de muita publicidade, visto que o bom trabalho que por eles é realizado fala por si. Esta atitude tem sido cada vez mais uma opção das empresas, que deixam o marketing de parte para apostarem nele de uma forma indirecta, ou seja, num serviço que fale por si e que deixe os clientes espalharem o sucesso. Por isso, hoje deixo-lhe aqui 15 dicas que o vão ajudar a reforçar a sua internet marketing sem que tenha de investir muito dinheiro, bastando apenas mudar algumas das suas atitudes:
1. O sucesso é mais importante que o dinheiro: Muitos profissionais gostam de basear o seu sucesso analisando o dinheiro que ganham. Nem sempre é assim. É certo que os rendimentos podem ser uma excelente forma de gerir o seu sucesso, mas esse poderá ser uma mau princípio a longo prazo, visto que pode conseguir muito dinheiro através de esquemas que a longo prazo prejudiquem a sua imagem na internet. O seu primeiro princípio deve ser o de ter o trabalho reconhecido, aumentar a sua influência nas redes sociais e conseguir que falem bem de si. O dinheiro será sempre uma consequência e quando assim acontece, o seu sucesso será muito mais duradouro.
2. O seu melhor concorrente é você mesmo: Para se ter sucesso na internet, andar a comparar o seu trabalho com o dos outros é um erro. Esta atitude acaba sempre por gerar uma perca de tempo desnecessária. Não se preocupe com que os outros estão a fazer e tente melhorar o seu trabalho a cada dia. Você deve ser o seu melhor concorrente e se conseguir vencer as suas dificuldades, estará sempre em constante evolução.
3. Não tente ajudar todos, você não será capaz: Tentar ajudar tudo e todos é um erro. Se você trabalho como psicologo e pretende ajudar toda a gente, o mais certo é que falhará muitas vezes. Nem sempre todas as pessoas querem realmente melhorar. Com o seu trabalho de freelancer, não vale a pena tentar resolver todos os problemas. Se o seu cliente quer construir um site mas não quer dar muito dinheiro por ele, o melhor é ser sincero e dizer para não contar com a sua ajuda. Tente ajudar aqueles que realmente merecem a sua ajuda, os restantes serão perca de tempo.
4. Ter uma estratégia de marketing (mesmo que errada) é melhor do que não ter: Ficar parado à espera que os seus clientes apareçam é uma das formas não ter sucesso. Defina o que quer fazer para promover o seu negócio, por mais errada que essa estratégia seja. Se falhar, ao menos aprenderá com os erros e pode passar para uma nova fase.
5. Você apenas recebe por aquilo que faz: Se não está a conseguir ganhar dinheiro com o seu negócio, é porque realmente não está a fazer por isso. Se o seu produto não tem qualidade, é porque não o tem tentado melhorar o suficiente. No mundo do marketing, nada é tão injusto como parece. Você apenas tem o troco daquilo que fez, nada mais. Se quiser melhorar um ponto específico do seu produto ou serviço, concentre-se nele para ter os resultados que quer. Caso contrário os resultados continuarão a ser os mesmos de sempre.
6. Deixe-se plagiar. É bom sinal: As pessoas ficam muito chateadas quando vêem um artigo seu copiado. Há melhor forma de marketing que esta? Isto é sinal que as pessoas acreditam no seu trabalho e gostam daquilo que você faz, ao ponto de pensarem que basta copiarem o seu trabalho para terem sucesso. Desde que não lhe traga grande prejuízos financeiros, não se preocupe demasiado com o plágio. Os produtos chineses que copiam a Nike nunca alcançarão o sucesso da própria Nike. A verdade mais tarde ou mais cedo virá ao de cima.
7. Não espere pelo crédito das pessoas. Crie o seu próprio reconhecimento: Se você escrever um ebook, por exemplo, não fique à espera que as pessoas reconheçam o trabalho que você fez. Vá atrás dos leitores e pergunte o que acharam. Peça a opinião deles e depois mostre-as a futuros interessados no seu livro. Por mais que as pessoas gostem, elogiar publicamente é um passo que apenas é dado pela minoria. Mostre aos futuros compradores quantos downloads teve ou em quanto tempo atingiu um determinado número de vendas.  Isso irá ajudá-lo nas vendas.
8. Se quiser crescer rápido, faça parcerias: Recentemente escrevi um texto para o blog Efetividade. Esta parceria é uma boa forma de ajudar aquele blog com artigos meus e ao mesmo tempo divulgar o meu trabalho. As parcerias são uma excelente forma de dar a conhecer aquilo que faz e criar amizades que no futuro podem ser muito importantes. Quando maior for o seu círculo de amigos na internet, mais próspero será o seu negócio.
9. Esqueça o que aconteceu ontem, amanhã será outro dia: Outra das atitudes que “trava” a evolução do seu negócio é o fato de ficar a pensar no que aconteceu ontem e deixar de melhorar a produtividade já hoje. O que foi feito já não pode ser alterado, portanto a melhorar atitude é mesmo continuar a melhorar o seu produto e deixar-se de campanhas de marketing para emendar a situação. Melhorar a imagem do seu produto só será possível quando esquecer o que se passou e concentra-se nele.
10. Faça algo grande. Fazer por fazer não vale a pena: Gastar uns euros aqui outros ali apenas para dizer que faz publicidade é uma má opção. Péssima aliás. Quando quiser fazer uma campanha de marketing, faça com que ela seja falada e conhecida por todos. Não deixe ninguém de parte. Mais vale esperar uns meses e arriscar em algo maior do que ir perdendo o seu dinheiro em campanhas pouco produtivas.
11. A sua imagem física também vende. E muito: Quando realizei o artigo sobre as 12 dicas para não ser enganado por empresas de marketing de rede, um dos pontos que referi foi o fato de o aspecto das pessoas me ter chamado a atenção. Todos de gravata e bem vestidos. Essa forma de vestir tem o objetivo de passar uma imagem de confiança. Esta atitude também deve ser sua. Cuide de si, ande bem vestido (pelo menos quando aparecer a trabalhar) e tenha uma boa alimentação. Ver alguém do outro lado com bom aspeto passa logo mais confiança.
12. Tenha sempre uma opção B: Apostar tudo num só produto pode ser uma boa atitude, mas só se der muito certo. Caso contrário pode ser um grande tiro no pé. No seu trabalho como freelancer, não se preocupe em divulgar apenas um produto. Concentre-se sempre em mais do que um, pois nunca sabemos qual a reação do público.
13. Jogue com o tempo a seu favor: Uma das formas de “pressionar” os seus futuros clientes a comprarem o seu produto é criar uma pressão psicológica. Limite as promoções por datas ou faça preços de apenas um dia. Isto chama-se jogar com o tempo a seu favor e é uma excelente forma de conseguir mais dinheiro na internet.
14. Estude, estude e…estude: Fazer uma campanha de marketing apenas por fazer é uma perca de tempo. O seu trabalho não acaba com a publicidade que colocou. Começa antes e termina muito depois. Analise quais os resultados que conseguiu, o que fez mais sucesso e o que não deve voltar a fazer da próxima vez. Essa é uma forma de saber se o seu dinheiro foi bem empregue e o qual é a atitude que o seu trabalho deve ter a nível de marketing.
15. Seja constante: De nada lhe vale fazer uma publicidade de tempos a tempos, caso contrário será esquecido passado alguns dias. Com a quantidade de informação que existe hoje em dia, ninguém vai lembrar de si. Trabalhar o marketing do seu negócio é algo que deve ser feito durante 365 dias do ano. Alguns meses de um modo mais agressivo, em outros de uma forma mais tranquilo. O importante é fazê-lo. Seja constante, se quiser crescer constantemente.

O LEITOR TEM APOSTADO NO INTERNET MARKETING?

Mais importante do que fazer o marketing correto do seu negócio, é importante fazê-lo de um modo correto. Caso contrário terá uma perca de tempo enorme com os resultados a aparecerem muito lentamente e com custos enormes.
Via - www.escolafreelancer.com 



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