Investimentos - Por que você não é rico?


As razões para você não ser um milionário (ou pelo menos de não estar a caminho de se tornar um) são bem simples. Embora muitos culpem o fato de não ganhar dinheiro suficiente, muitas vezes o grande motivo é você não estar cuidando do seu dinheiro da maneira correta. Seus costumes e a maneira com que você lida com o dinheiro são os maiores responsáveis para você se tornar (ou não) uma pessoa rica.
Seguem algumas possíveis razões:
  • Você não possui um objetivo financeiro claro
“Eu quero ser rico” não é um objetivo, e sim um desejo. É difícil atingir metas se você não estabelece objetivos claros e principalmente planos para alcançá-los, no curto e longo prazo.
  • Você começou muito tarde
Quanto maior o tempo, mais forte é a mágica dos juros compostos. Não deixe para amanhã para começar a juntar dinheiro e investir.
  • Você se importa com o que os outros pensam (amigos, parentes, vizinhos)
Você está gastando grande parte de seu dinheiro de maneira não eficiente (bens caros, festas, viagens, etc) muito mais para impressionar os outros do que para benefício próprio. Uns dos exemplos mais comuns são os acessórios para enfeitar o exterior do seu carro.
  • Você não tem paciência para gastar
Você acredita que merece um padrão de vida superior ao que efetivamente pode ter, comprando bens e gastando valores incompatíveis com sua renda.
Lembrando o artigo sobre cartão de crédito, você gasta o que ainda não possui e compra por impulso. Você não aguarda até ter dinheiro suficiente para comprar algo: você parcela, endivida-se e enriquece os outros ao pagar juros.
  • Você elevou seu padrão de vida rapidamente
Lembre-se de que é fácil elevar o padrão de vida, mas é muito difícil retornar ao padrão de vida anterior. Muitos jovens de classe média possuem como mínimo o padrão de vida dos pais. Lembre-se de que eles trabalharam durante muito tempo para poder viver desta maneira.
  • Você não diversifica seu patrimônio
Infelizmente, turbulências e coisas ruins acontecem com as melhores pessoas e com os melhores investimentos, de tempos em tempos. Se você não estiver preparado, pode perder tudo o que juntou em poucos segundos. O velho ditado sempre é válido: nunca deixe todos os seus ovos em uma única cesta.
  • Você é desorganizado
Você ainda possui resquícios de sua desorganizada vida universitária. Tanto no mundo profissional quanto no financeiro, ser organizado não é perda de tempo. É um dos segredos para o sucesso.
Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor 



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: