NOVO NO AMBIENTE DE TRABALHO? VEJA ATITUDES QUE DEVEM SER EVITADAS


Mudar de emprego é, na maior parte dos casos, um momento que traz novas perspectivas, uma oportunidade de fazer diferente e evoluir na carreira. Contudo, alertam especialistas consultados pelo portal InfoMoney, algumas atitudes tomadas logo nos primeiros dias podem “queimar o filme” do profissional na nova empresa.

De acordo com o diretor de projetos da Bazz Estratégia e Operação de RH (Recursos Humanos), Edvaldo Rodrigues, neste momento, o melhor a fazer é manter uma postura de cautela, observando o ambiente, a postura dos colegas e da chefia.

A gerente executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Priscilla Telles, concorda e afirma: “o momento é de observação”.

Atitudes
Abaixo algumas atitudes que devem ser evitadas nos primeiros dias em um novo emprego:

1 – Arrogância. Em nenhum momento ser arrogante é aconselhável, porém, nos primeiros dias em uma nova empresa, a atitude pode causar antipatia nos colegas e o sentimento, muitas vezes, é irreversível.

2 - Falar demais. Falar demais ou ser extrovertido demais também pode ser complicado, visto que a pessoa ainda não conhece os costumes da empresa. Neste caso, reforçam os especialistas, vale o conselho anterior: observe!

3 – Fazer-se de íntimo. A intimidade é algo que acontece com o tempo, por isso, no ambiente de trabalho, é perigoso forçá-la, pois a atitude pode deixar o novo profissional com fama de chato. Assim, ressalta Priscilla, espere um pouco para adicionar os novos colegas em redes sociais, especialmente naquelas que não são exclusivamente para assuntos profissionais.

4 – Falar mal da empresa anterior. Evitar falar mal da empresa anterior, dos antigos colegas e do chefe é um conselho clássico entre especialistas em carreiras. E o fato é que realmente pega mal, já que gera dúvidas sobre o caráter do novo companheiro de trabalho.

5 – Opinar demais. Seja em reuniões da empresa, seja em momentos informais com os colegas, evite opinar demais enquanto estiver conhecendo a empresa , pois isso pode gerar conflitos. Evitar conflitos nesta fase, destaca Rodrigues, é essencial, visto que sempre existe resistência ao novo.

6 – Revelar planos. Chegar à nova empresa revelando seus planos de carreira é inconveniente. A atitude, dizem os especialistas, assusta os novos colegas e planta a seguinte dúvida: “o que esta pessoa é capaz de fazer para atingir tal objetivo?”


7 – Não fale da estrutura da empresa. Chegou à nova empresa e achou que a estrutura e equipamentos ficam aquém do ideal? Não reclame, diz Rodrigues. Espere o momento oportuno e somente sugira algo depois que tiver certeza de que está falando com a pessoa certa. Além disso, lembra, em hipótese alguma compare a empresa atual com outras.

Por: Gladys Ferraz Magalhães, www.infomoney.com.br


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