Recursos da Inteligência : Intuição: Estimulando a Função Intuitiva

Intuição é a antecipação que permite planejar e tomar decisões corretas com base em dados incompletos. Não existem meios científicos para medir, avaliar ou classificar a intuição, mas, ainda assim, ela constitui uma forma de conhecimento inquestionável. Quem diz que não a tem é porque ainda não sabe como tornar-se receptivo para percebê-la, pois ela está presente — e de modo constante — no dia-a-dia de cada um de nós.


Como a intuição resulta da comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, e essa interação acontece no inconsciente, seguindo um processo que escapa à logica e à linearidade do pensamento, é preciso ter um certo preparo para acessar as informações disponibilizadas pela intuição. Para isso, existem algumas regras básicas, que são:
• Estimular os cinco sentidos de forma a recuperar a percepção clara de cada um deles.

• Aprender a lidar com dados objetivos e subjetivos da mesma forma, sem deixar que o lado racional se sobreponha às emoções e impressões.

• Aprender a formular perguntas diretas e sem ambigüidade.

• Distanciar-se mentalmente da questão para a qual deseja intuir alguma resposta.

• Manter-se sempre atento, pois evidências saltam aos olhos quando se está atento.

• Estar sempre aberto para a aquisição de novos conhecimentos, pois um “banco de dados” maior permite maior número de associações e conclusões, mesmo que não seja pela mente lógica e analítica.

• Reservar um tempo na rotina diária para a prática do silêncio mental.

• Acostumar-se a anotar e a interpretar sonhos, bem como a registrar impressões marcantes sobre determinadas coisas como forma de familiarizar-se com os meios de comunicação com o inconsciente.

Em relação à intuição, as pessoas costumam se mostrar:
1. céticas, tendendo à racionalidade;

2. desconfiadas, não levando muito a sério suas manifestações;

3. excessivamente crentes, atribuindo a intuição a poderes misteriosos.

Para cada caso, uma recomendação:
1. No caso de pessoas céticas, é recomendável que procurem estimular o acesso à intuição, encurtando o caminho para suas decisões;

2. No caso de pessoas desconfiadas, seria conveniente que levassem mais a sério as manifestações da sua intuição para que estas possam se tornar freqüentes e os benefícios possam ser mais efetivos;

3. E no caso de pessoas excessivamente crentes, o ideal é que desvinculem a intuição da aura de mistério em que a colocam e aprendam a usá-la melhor, como antecipando-se a pequenos fatos, por exemplo.

+ Artigos - Dr. Lair Ribeiro

Leia - frases Dr. Lair Libeiro 
Dr. Lair Ribeiro, médico, viveu 17 anos nos Estados Unidos, adquirindo grande experiência nos campos educativo e empresarial, além de treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow. Semanalmente escreve suas matérias no Jornal Compre Certo, com objetivo de levar ao povo da região, uma pequena semente da árvore da sabedoria, que sem nenhuma dúvida, pode mudar a sua vida! Aqui você encontra as mensagens publicadas semanalmente em nosso jornal.


O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: