Para quem trabalha diariamente com sites
e blogs, e acima de tudo para quem vive dos rendimentos provenientes
desses mesmos sites e blogs, estar constantemente na linha da frente é
fundamental para manter os ganhos estáveis e uma saúde financeira que
lhe dê conforto e equilíbrio para a sua vida. No entanto, engane-se o
blogueiro que acha que não precisa de serviços de SEO. Na verdade, todos
os blogueiros que trabalham de forma séria e profissional com sites e
blogs, deveriam ter como parceiros empresas de SEO, especializadas não
apenas em questões de Link Building, mas que também sejam ativas e
presentes no mercado de Search, e que estejam a par de todas as
novidades e alterações constantes que esse mundo da Otimização para
Buscadores tem diariamente. E ao contrário do que possa pensar, muitas
destas empresas não trabalham apenas com clientes gigantes, mas também
com sites e blogs que precisam de auxílio na hora de otimizar
corretamente a sua estrutura, criar uma usabilidade e navegabilidade
devidamente orientada para o usuário, entre muitas outras coisas.
Ao longo dos últimos anos temos
conhecido muitos profissionais na área do Search, sendo que muitos deles
são hoje amigos e profissionais que além de respeitarmos, são uma
inspiração para toda a comunidade que trabalha com SEO. Como sabemos da
importância do trabalho de todos esses profissionais, e da importância
que é ter parceiros que sabem realmente do assunto, principalmente com
os updates do Panda e Pinguin a acontecerem constantemente, decidimos que seria interessante dar a conhecer algumas agências e empresas de SEO no Brasil,
para que você as possa contatar e começar a trabalhar de forma mais
profissional as questões relacionadas à otimização dos seus sites e
blogs.
A ordem desta lista não representa
qualquer tipo de diferenciação entre as empresa. É meramente aleatória, e
a decisão final irá ser sempre sua.
ENGEENO
Fundada pelos ex-Googlers, Pedro Dias e
Ariel Lambrecht, a Engeeno é uma empresa de SEO séria, com soluções
escaláveis e uma enorme experiência no que diz respeito a trabalho de
SEO. Com o conhecimento adquirido pelos dois fundadores ao longo de
vários anos a trabalhar na Google na equipe de qualidade de busca, a
Engeeno coloca-se num patamar muito alto ao nível de conhecimento e
orientação a respeito do mercado de Search, oferecendo soluções de
qualidade para quem pretender melhorar não só a usabilidade dos seus
sites, como também gerar mais vendas, e escalar mais rapidamente um
negócio.
MESTRESEO
Fundada por Fábio Ricotta, a MestreSEO é
provavelmente uma das empresas de SEO mais conhecidas do Brasil. Com
cursos presenciais, palestras regulares, ferramentas online e uma grande
variedade de soluções ao nível da Otimização para Motores de Busca, a
MestreSEO oferece excelentes planos e preços para quem deseja ter um
acompanhamento profissional, feito por quem mais entende do assunto. A
juntar a isso, a MestreSEO tem também um blog com inúmeros conteúdos
interessante e relevantes para quem deseja aprender mais sobre esta
área. O único ponto negativo da Mestre é que trabalha com valores
proibitivos para a grande maioria dos empreendedores digitais.
AGÊNCIA NUVA
Criada pelo empreendedor Pablo Augusto, a
Agência Nuva é uma empresa dedicada a otimização SEO. Embora não tenha
um site online de momento, a agência trabalha com inúmeros clientes e
oferece soluções de grande qualidade, desde a criação de conteúdos para a
internet, soluções de link building, otimização on-page e off-page,
etc. A juntar a isso, a experiência do seu grupo de profissionais dá
garantir de um trabalho de qualidade e orientado para o resultado.
WEB ESTRATÉGICA
Fundada pelo empreendedor Rafael Rez
Oliveira, a Web Estratégica é uma empresa com foco não apenas em SEO,
mas também em criação de conteúdo, monitoramento de resultados, links
patrocinados, marketing de conteúdo, e basicamente tudo aquilo que
esteja diretamente ligado ao sucesso de sites e negócios na internet. A
vantagem de uma empresa de SEO como a Web Estratégica é que ela está
extremamente focada no marketing de conteúdo, o que garante melhores
resultados a quem tem dificuldades de produzir conteúdos de qualidade e
fazê-los chegar ao público alvo desejado.
BUSCAR SEO
Fundada pelo empreendedor Rodrigo
Nascimento, a Buscar SEO é uma empresa dedicada a consultoria de SEO,
links patrocinados, redes sociais, Facebook marketing, otimização de
conversão e planejamento de marketing digital. Com a quantidade de
valências oferecidas pela empresa, é possível encontrar num único local
solução para praticamente todas as áreas de atuação de um site ou
negócio na internet, o que lhe dá a possibilidade de criar um
planejamento e uma ação realmente orientada para o sucesso em grande
escala.
ENLINK
Fundada pela empreendedora Manuela
Sanches, a Enlink é uma empresa que oferece não apenas serviços de
consultoria em SEO, mas também solução de Link Building, Criação de
Conteúdo, SEO On-Page, Links Patrocinados, Social Media e Administração
de Crises em Mídias Sociais. O foco da empresa está orientado muito para
o marketing de conteúdo e link building, duas vertentes que a empresa
explora como ninguém nessa área, oferecendo soluções práticas de valor
acrescentado para empresas, empreendedores e negócios na internet. Até
mesmo para quem tem sites e blogs, mas uma tremenda dificuldades em
gerar conteúdos de qualidade, encontra na Enlink uma solução para o seu
problema.
AO5
Fundada pelo advogado e
empreendedor Alex Sander Pelati, a AO5 é uma das empresas de criação de
sites e otimização SEO mais conhecidas do Brasil. Além de trabalhar na
criação de Sites com tecnologias de ponta, a AO5 é uma agência focada em
serviços de consultoria em SEO, Links Patrocinados e Mídias Sociais. O
Alex Pelati é também ele considerado um dos maiores especialistas em SEO
no Brasil, com conhecimentos comprovados nos Fórums de Ajuda a
Webmasters do Google, várias palestras de enorme qualidade em vários
eventos do Brasil, etc., conhecimento esse que é aplicado em prol do
crescimento e sucesso dos clientes da Agência AO5.
SEARCH GUIDANCE
Fundada pelos empreendedores Flávio
Raimundo e Miguel Silva (ex-Googler), o SearchGuidance vai ser uma
empresa de consultoria em SEO, focada em site review e conselhos sobre
como melhorar o SEO do seu site. Ao contrário de outras empresas
listadas neste artigo, a SearchGuidance vai ser provavelmente a melhor
opção para blogueiros e webmasters, uma vez que praticamente todos nós
necessitamos de conselhos e acima de tudo que nos guiem no processo de
melhoramento dos nossos projetos, não havendo necessidade de realizar
ações de marketing de conteúdo, mídias sociais, etc. O foco do
SearchGuidance será precisamente o de auxiliar e analisar concretamente
projetos que precisam de dar uma melhorada em termos de usabilidade,
estrutura e SEO.
CARTI
Fundada pelo empreendedor Eduardo
Gasparetto, a Carti é uma agência de SEO que oferece serviços de
Otimização para Motores de Busca e também soluções para Links
Patrocinados em Google AdWords. A empresa oferece serviços de SEO
On-Page e Off-Page, e diversas soluções a preços competitivos para quem
deseja trabalhar o SEO dos seus sites e negócios de uma forma
profissional.
CADASTRA
Fundada pelo irmãos e empreendedores
Gustavo Bacchin e Thiago Bacchin, a Cadastra é uma empresa que oferece
serviços variados que vão desde a Otimização SEO, Links Patrocinados,
Social Media, Web Analytics, passando por Email Marketing, Arte e
Criação, gerenciamento de Facebook Ads, consultoria em E-Commerce,
Mobile e Mídia Online. Com vários anos de experiência no mercado e
clientes de peso, a Cadastra tem experiência e valências mais do que
suficientes para suprimir as necessidades dos seus clientes.
COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE SEO?
Juntamente com as várias opções de
empresas que mostrámos em cima, e que recomendamos a todos os blogueiros
e webmasters que pretendam levar os seus negócios ao mais alto nível,
gostaríamos ainda de deixar uma lista com vários tópicos a ter em
consideração na hora de escolher uma empresa de SEO com a qual
trabalhar. Logicamente, existem mais opções e agência de SEO no Brasil,
mas caso pretenda trabalhar com uma dessas empresas, é importante que
você procure fazer algumas perguntas antes de tomar uma decisão tão
importante como essa. Tome nota:
- Quantos anos de mercado tem a empresa?
Os anos de mercado são um aspecto importante de uma empresa de SEO, especialmente quando ela conseguiu evoluir ao longo do tempo e reposicionar-se como uma competidora com qualidade para assumir um trabalho de SEO na atualidade. - Quantos anos de experiência têm os profissionais da empresa?
Se a empresa não tiver muitos anos de experiência de mercado, quantos anos de experiência têm os seus profissionais? A experiência profissional de uma pessoa é bem mais importante do que muitos anos de mercado de uma empresa sem conhecimentos práticos. Se os profissionais da empresa tiveram anos de experiência ao mais alto nível, isso é um ponto favorável. - Qual é o conhecimento da empresa em termos de atualidade no mundo do Search?
Se a empresa estiver atualizada com as novidades do mercado de Search, você vai conseguir perceber isso facilmente nos seus perfis de Twitter, Facebook, Google+ ou mesmo através das postagens nos seus blogs. A atualização de conhecimento é fundamental numa área como o SEO, que muda de dia para dia. - A empresa oferece serviços de grey-hat ou black-hat SEO?
Se a empresa oferece técnicas de grey-hat ou black-hat SEO, é melhor você se afastar dela. - A empresa publicita/garante o 1º lugar do Google?
Se a empresa garantir ou publicitar que consegue levar o seu site ou negócio ao primeiro lugar do Google, é melhor você se afastar dela. Uma empresa competente jamais dá uma garantia desse tipo. - A empresa publicita/garante o 1º lugar do Google para keywords super competitivas?
Se a empresa garantir resultados ou o primeiro lugar para keywords extremamente competitivas, aplica-se a mesma regra anterior. Afaste-se dela. - A empresa vai acompanhamento e mensuração de resultados?
Procure informar-se sobre que tipo de acompanhamento e mensuração é que a empresa faz ao trabalho desenvolvido com o seu site ou negócio. É importante que a empresa mantenha as informações detalhadas e organizadas por forma a que você saiba concretamente o que ela tem vindo a fazer e quais os resultados obtidos com isso. - Que tipo de relatórios você vai receber?
Procure informar-se sobre a forma como a empresa providencia relatórios relacionados às ações realizadas no seu site ou negócio. Esses relatórios serão a melhor forma de você acompanhar o trabalho realizado ao longo do tempo. - Que tipo de comunicação a empresa oferece? Email, MSN, Gtalk, Skype?
Procure saber que soluções de comunicação a empresa oferece além do Email. Por vezes um contato mais pessoal ajuda a criar sinergias e a entender mais facilmente as suas dificuldades e necessidades. Empresas que se escondem por detrás de um email podem não ser confiáveis. - Que clientes a empresa tem para suportar o seu trabalho?
Procure saber se a empresa tem bons clientes para apresentar. Por vezes os clientes com que trabalham são a melhor forma de você perceber que a empresa realmente sabe o que está a fazer. - A empresa aceita todo o tipo de clientes, ou é exigente na filtragem?
Se a empresa aceita todo o tipo de clientes e não consegue corresponder à demanda, salte fora. Você vai-se dar mal. - Quem será o responsável pela sua campanha?
Procure saber quem será o profissional que irá cuidar da sua campanha e que experiência é que ele tem nessa área. Por vezes você contrata um serviço a uma empresa com o objectivo de trabalhar com alguém em específico, e acaba se desiludindo com os resultados gerados por uma outra pessoa.
ESTÁ NA HORA DE INVESTIR NO SEU SUCESSO!
Como em qualquer outro negócio, o
investimento é fundamental para gerar não apenas retorno, como também
alavancar mais rapidamente o seu sucesso. Muitos blogueiros, webmasters e
empreendedores ainda são reticentes ao investimento em SEO, porque na
verdade nunca viveram a experiência de ter uma equipe de profissionais a
fazer aquilo que na verdade sabem fazer melhor do que ninguém. A pensar
nisso, seleccionámos estas 10 empresas, que além de recomendarmos,
temos a certeza de que serão excelentes aliadas para o seu negócio e
para os seus sites e projetos na internet, independentemente de qual
delas você contatar.
Está na hora de investir no seu sucesso!
Até Já!
Paulo Faustino, www.escoladinheiro.com
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1 comentários:
Este post é muito importante porque normalmente não há conselhos para blogueiros ou webmasters. Eu trabalho com a Internet e as informações é o ideal. É bom ler conselhos do profissionais confiáveis, porque ajudam a crescer oportunidades.
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