A arte de falar em público – Movimento e tom de voz.

Hoje iremos aprender dicas sobre como se movimentar perante uma platéia ao falar em publico, o correto uso do tom de voz, o que fazer com as mãos no caso de estar com microfone ou sem ele, para onde olhar, como se vestir e como andar num palco.


Não sou professor de oratória, temos grandes mestres no Brasil. Porém, como faço isso há mais de uma década, desenvolvi um curso em DVD que vem da prática para a teoria.  Um curso que ajuda a vencer a timidez e ensina técnicas poderosas.

Como se movimentar perante a platéia?
A posição ideal é ficar ereto, elegantemente com as mãos ao longo do corpo, deixando que os gestos fluam naturalmente.

Eu gosto muito de usar microfones do tipo headset, que permitem que eu fique com as duas mãos livres. Caso utilize um microfone de mão, lembre-se de deixá-lo com alguns dedos de distância abaixo do seu queixo para não impedir que a platéia tenha acesso as suas expressões faciais, melhorando consideravelmente sua comunicação.

Você já ouviu falar que o corpo fala mais que as palavras?
Portanto, ao se locomover no palco, lembre-se de olhar para as pessoas, divida o palco, em sua imaginação, em quatro grandes quadrantes e fixe o olhar em cada um deles, fazendo com que todos se sintam importantes. Esqueça a técnica de olhar acima da cabeça das pessoas. Isso não existe! Você está falando com pessoas, então olhe nos olhos delas, sem medo de ser feliz, isso transmite confiança.
Sobre descer do palco e andar entre a platéia. Essa é uma excelente técnica para quando você quer frisar um assunto, dar ênfase ao tema que está sendo dito naquele momento.

Apenas evite usar esse recurso demasiadamente, primeiro porque ele perde o efeito surpresa e segundo porque a fila da frente fica sem te ver ou tendo que virar o pescoço, caso não tenha câmeras para jogar sua imagem no telão.

Muito cuidado com apresentações mono-tônicas. Elas causam sono profundo. Procure variar a velocidade da fala bem como o tom de voz.

Uma fala mais rápida para pintar imagens no cérebro da platéia, para transmitir energia, para acordar a todos!!
Uma fala mais lenta e baixa para transmitir sentimento, emoção, sensação. Varie seu tom de voz para abrilhantar ainda mais suas apresentações.

Por fim, sua vestimenta, deve seguir o perfil da platéia. Em caso de dúvida, é sempre bom estar elegantemente vestido. Homens de terno e mulheres com terninho. Porém, se vai falar para uma audiência mais informal, para um grupo de surfistas, por exemplo, o terno não vai combinar.
Saiba sempre o perfil do publico que você irá se apresentar.

Rodrigo Cardoso, www.rodrigocardoso.com.br 





O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: