O desafio além do cifrão: como motivar sua equipe saindo do comum


As pessoas desmotivadas tendem a diminuir a produtividade no trabalho. Quando esta situação já passou do limite, muitos gestores costumam tomar decisões que deixam tudo ainda pior. E nem sempre estes são os melhores caminhos. Conclusões precipitadas podem desmoronar uma equipe e, às vezes, contaminar todo o ambiente corporativo. Mas o que devemos fazer em situações extremas como esta? Quais são os motivos que fazem os colaboradores comprometerem-se com uma organização? Quem é o principal responsável pela motivação do profissional: a empresa ou o próprio funcionário?
Em equipes desmotivadas, é importante identificar o colaborador que se destaca pela capacidade de levantar o astral de todos, ou seja, quem tem o perfil motivador e é capaz de encorajar os outros. Os motivadores, como são chamados, enxergam possibilidades ao invés de problemas, podendo assim influenciar o grupo a retomar o ânimo do dia a dia. E é papel do gestor apontar quem são os reais motivadores de sua equipe. É preciso compreender que estamos lidando com capital humano e também possíveis empreendedores. Empresas que focam apenas em números e resultados, lucros e relatórios, esquecem-se do principal motivo que faz tudo caminhar: as pessoas.
O bom gestor é capaz de compreender como é o perfil de cada colaborador da sua equipe. Por isso, veja além dos números e das metas. Elogie sempre quando um projeto for bem executado. Direcione e indique o melhor caminho para se alcançar um objetivo. Pense no grupo e encoraje todos. Mostre a importância que cada um tem dentro da equipe e faça com que todos se apaixonem pelo trabalho. A produtividade está ligada diretamente à motivação, isto é, quanto mais motivada uma equipe estiver, mais metas irão alcançar.
É importante estimular a integração social, o reconhecimento e os desafios. Mas não faça do ambiente de trabalho uma arena de gladiadores. Isto não é uma competição. Faça do dia a dia algo motivador. Não há nada pior do que aquele colaborador que possui a seguinte ideia: "Ai, mais uma segunda-feira". E nem mesmo pense que a motivação está relacionada a bons salários. Empresários que costumam dizer "se não está satisfeito que vá procurar outra oportunidade" já contaminam muitas organizações, pois o pensamento vem de cima pra baixo. E numa dessas, gera-se um ciclo vicioso, criando um carrossel de desmotivação interna.
Hoje o desafio é motivar os colaboradores a crescerem juntos com a organização. Benefícios de final de ano, cestas de Natal e churrascos são estimulantes apenas por um curto período. É preciso pensar naquilo sua equipe gostaria de ganhar e não no que o empresário gostaria de dar. Além disso, estimule a criatividade. Muitas vezes, este colaborador está atento a tudo que acontece, pois ele busca desafios e soluções criativas para os problemas. Lembra-se da figura do motivador? Quem sabe ele não é justamente a pessoa que senta todos os dias em frente à sua mesa e nunca foi notado. E não esqueça: a motivação precisa estar relacionada com a valorização do funcionário. Faça dele parte integrante da sua empresa e não apenas um seguidor de regras.
Por Marcos Coimbra,  RH.com.br 



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: