Projeção: Boas pagadoras de dividendos para 2013

O ano de 2013 ainda deve ser marcado por grande volatilidade do mercado acionário, causada principalmente pelos problemas que a economia mundial ainda deve passar. Devido à este cenário, diversos especialistas tem indicado o investimento em empresas voltadas para o mercado interno. Neste post vamos analisar alguns papéis para investimento com esta característica.

Banco do Brasil

Setor: Financeiro
P/L: 6,38
DY: 5,93%

Os bancos ainda devem sofrer bastante em 2013, mas as recentes quedas da cotação deste ativo tornaram a distribuição de proventos do Banco do Brasil bastante atraente para os investidores.

Ambev

Setor: Consumo não-cíclico
P/L: 28,11
DY: 2,06%

Endividamento baixo, crescimento recorrente e excelente governança corporativa fazem da Ambev uma excelente opção de investimento. O aumento do poder de compra da população pode beneficiar esta empresa que atualmente é considerada defensiva por possuir uma demanda bastante estável.
CCR

Setor: Transportes / Infraestrutura
P/L: 31,19
DY: 2,93%

Estando em um setor de crescimento e com tarifas protegidas da inflação, a CCR se apresenta como uma grande opção às elétricas. O crescimento da economia e da frota de caminhões e carros pode beneficiar as operações desta empresa. Além disso sua receita é diversificada, sendo que não depende somente das rodovias.

Cemig

Setor: Elétrico
P/L: 6,86
DY: 8,10 %

Apesar de ter sido afetada pela MP 579 e ter recusado a renovação antecipada de algumas concessões, a Cemig é uma empresa bastante diversificada possuindo operações em diversos estados brasileiros e também no exterior.

Sobre o setor elétrico você poderá gostar de ler: Renovar ou não renovar: eis a questão!

Cielo

Setor: Financeiro
P/L: 16,22
DY: 4,26%

Com o fechamento do capital da Redecard, a Cielo se tornou  a única opção na bolsa para investimentos neste subsetor. Com uma base sólida de clientes, crescimento recorrente e boas perspectivas de crescimento do consumo interno a Cielo se apresenta como uma boa alternativa para investimentos.

Coelce

Setor: Elétrico
P/L: 8,29
DY: 7,99%

Responsável pelo fornecimento de energia de uma região em franco crescimento econômico, a Coelce vem mantendo um excelente histórico de crescimento e de distribuição de proventos. Existe, porém, indicações que ela pretende fechar seu capital.

Grendene

Setor: Consumo cíclico
P/L: 12,6
DY: 5,84

Apresenta bom histórico de pagamento de proventos e boa expectativa de crescimento devido ao aquecimento do mercado interno. Tudo isso aliado à um crescimento recorrente tantos dos lucros como das receitas e um caixa equilibrado com uma divida baixa.


Lojas Renner

Setor: Consumo Cíclico
P/L: 30,37
DY: 2,38%

Boa geração de caixa e receita diversificada são os atrativos deste ativo. 

Sabesp

Setor: Água e Saneamento
P/L: 12,04
DY: 2,09%

Devido às grandes perdas apresentadas pelas elétricas em 2012, muitos investidores tem procurado outras "concessionárias" para investir. Com receita garantida e bom histórico de pagamento de proventos, a empresa tem recebido muitas indicações de investimento por parte das corretoras o que tem feito com que seu papel registre boa valorização na bolsa de valores.

Taesa

Setor: Elétrico
P/L: 10,43
DY: 29,56% (?)

Esta é uma das elétricas menos afetadas por todo o terremoto causado pela MP 579. Com geração de caixa estável, tem apresentado crescimento recorrente e margens muito boas.

Vivo

Setor: Telecomunicações
P/L: 12,16
DY: 5,87%

O comportamento defensivo desta ação alia-se a grandes possibilidades de crescimento do mercado consumidor.

Tractebel

Setor: Elétrico
P/L: 14,46
DY: 6,75

Com grande parte de suas concessões vencendo em 2028, a empresa apresenta boa margem e crescimento recorrente com um plano de negócios direcionado à criação de valor ao acionista.

Vale

Setor: Mineração
P/L: 8,97
DY: 5,7%

A Vale atualmente já apresenta uma distribuição de proventos bastante atrativa. As previsões de uma possível recuperação da economia (principalmente do crescimento na China) reforçam este cenário positivo que  pode trazer grandes alegrias para seus investidores.


Conclusão

Se estas ações irão trazer bons resultados na forma de dividendos - só o tempo dirá - mas o fato é que estas ações estão na mira de grandes corretoras e sempre vale a pena ficar de olho e acompanhar seus resultados.

* Os dados utilizados neste post são referentes ao dia 16/01/2013.

Um grande abraço a todos!

Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

O blog Rico por Acaso preza pela qualidade da informação apresentada ao leitor. As matérias aqui apresentadas representam a opinião pessoal de seu autor. Assim deve ficar claro que o blog não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
Via - www.ricoporacaso.com/



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: