biografia Jack Welch





Os Primeiros Anos

Jack Welch graduou-se em Engenfharia Química, área na qual fez o seu Mestrado e Doutorado. Chegou a considerar a carreira acadêmica, para finalmente optar por uma posição como Engenheiro Jr. na GE em 1960. Dos primeiros anos, chama atenção uma passagem que eu cito no post Expecto Patronus. Welch literalmente explodiu a caldeira de uma fábrica, pilotando o processo para elaboração de um novo polímero. Por sorte ninguém se feriu gravemente. Quando foi chamado na diretoria se surpreendeu com o comportamento dos chefes. Não estavam felizes com o resultado, é claro, mas compreenderam que ele, mais do que ninguém, se sentia responsável pelo acidente e tomaria as providências para que isso não voltasse a acontecer.
Tornando-se CEO
Não demorou muito para Jack descobrisse a sua aptidão natural para Gestão. Ao longo dos próximos anos, Jack foi galgando posições de liderança na empresa, ganhando cada vez mais desafios a medida que entregava resultados surpreendentes. Com seu estilo direto e a aversão a burocracia, ele começou a gerenciar com uma autonomia fantástica algumas divisões da empresa, com uma paixão de quem está gerenciando seu próprio negócio. Como resultado, em 1972, apenas doze anos depois de iniciar na GE, Jack se tornava Vice-Presidente. Com isso, ele finalmente entrou no radar do processo de sucessão para CEO, cargo que alcançou nove anos depois em 1981, tornando-se o mais novo CEO à frente da GE.

Desafios da Empresa

Nos primeiros anos como CEO, Jack recebeu o apelido de Neutron Jack, porque não teve pudores de fechar inúmera divisões e fábricas que não eram produtivas ou não estavam alinhadas com a sua estratégia. Entre 1980 e 1985, a GE cortou aproximadamente 200 mil posições, o resultado foi uma companhia mais sadia financeiramente com um valor de mercado muito maior. Ainda durante os primeiros anos Jack encontrou uma GE fragmentada, onde as diversas áreas muitas vezes competiam por negócios, ao invés de trabalharem em conjunto. Sua estratégia de “Sem Fronteiras”, facilitou a implantação de boas idéias na empresa, fazendo com que uma boa prática não ficasse restrita a apenas um departamento.

Desenvolvimento de Pessoas

Uma das grandes paixões de Jack Welch foi o desenvolvimento de talentos. Sob a sua tutela a GE começou a aplicar ciclos anuais de avaliação de desempenho. Ao longo de vários encontros no ano, todos os funcionários da empresa eram avaliados segundo indicadores de desempenho. O resultado era algo fundamental à estratégia de crescimento da GE: “diferenciação”. De acordo com esse conceito, os melhores funcionários recebiam as promoções, os maiores aumentos e os pacotes de ações. Aos piores colocados, restava a “promoção ao mercado”. Jack era extremamente rígido quanto a esse processo, tipicamente 10% dos funcionários pior rankeados acabavam demitidos. Uma situação que ilustra muito bem esse jeito de pensar e seu estilo direto é quando ele encontra um dos seus executivos, um amigo pessoal, em uma festa de fim de ano e dispara:

- Gosto muito de você, mas você teve um ano péssimo na empresa. Mais um resultado como esse e eu te demito.

Estratégias

Foco em Serviços: Inúmeras divisões da GE, como a de reatores nucleares ou a de turbinas para aviões, concentravam suas fontes de lucro exclusivamente na venda de produtos. Jack teve a visão de ajustar essa estratégia para venda de serviços, potencializando enormemente os ganhos da empresa.
Globalização: Jack iniciou uma campanha massiva de Globalização da companhia, levando suas indústrias aos países com melhores vantagens para produção e globalizando a mão-de-obra na mesma proporção. Uma da suas frases que resume bem esse jeito de pensar é “Vamos mover a nossa sala dos fundos nos Estados Unidos”, se referindo aos serviços de baixo valor agregado executados pelos americanos, “para uma sala de frente em outro país”, como, por exemplo, a movimentação dos serviços financeiros para a Índia, sendo executados por profissionais altamente qualificados. Mais adiante sua bandeira foi de que a GE devia buscar os melhores profissionais do mundo, independente de onde eles se encontrassem.
Seis Sigma: Jack abraçou essa idéia, desenvolvida inicialmente na Motorola, e a levou a um novo patamar com a sua aplicação massiva em todos os níveis da companhia. As melhorias resultantes da aplicação desse modelo de qualidade salvaram milhões de dólares à GE no lançamento de novos produtos e o aperfeiçoamento dos já existentes.
A Sucessão

O processo para escolha de seu sucessor durou seis anos, inciando em 1994 e concluindo no final de 2001 quando Jack Welch deixou a GE para se aposentar. Esse longo período deve-se muito mais pela forte ênfase dada por Welch para o desenvolvimento de talentos humanos, do que por uma simples dificuldade para se encontrar um sucessor altura. Durante esse tempo Jack inciou com cerca de 180 candidatos, para ao longo dos anos ir refinando a lista, criando oportunidades e trabalhando mais próximo dos candidatos mais promissores.

Comentários Finais:

Ainda que tenha sido eleito o executivo do século, Welch se apresenta com certa humildade com relação a seu potencial. Ele reforça constantemente que suas conquistas foram conquistas dos times os quais gerenciou e não tem medo de dizer que trabalhou com pessoas muito mais inteligentes do que ele.
Um ponto que me chamou atenção, é o fato dele falar muito pouco dos seus chefes. Na maioria das posições que assumiu no início da carreira na GE ele teve uma autonomia fantástica para tomar decisões, gerenciando a sua divisão como se fosse a sua própria empresa.
Welch foi obcecado pela melhoria do desempenho de seus funcionários durante toda a sua carreira. Não deve ter sido um sujeito muito fácil para se trabalhar, mas acho que isso é padrão das pessoas competentes e apaixonadas pelo que fazem.





O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: