Confira dicas para ser bem sucedido em uma entrevista de emprego em inglês


Atualmente, ter uma boa formação acadêmica já não basta para conseguir uma colocação diferenciada no mercado de trabalho. Os profissionais devem estar cientes que o domínio da língua inglesa, por exemplo, é um dos itens a mais que precisam ter. Ainda no processo seletivo, é possível notar essa exigência. Você sabe, porém, como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês?
Por mais que o profissional acredite que tem conhecimento suficiente da língua, é importante estar preparado. Pensando nisso, o diretor da Achieve Languages, João Tomazeli, ensina cinco passos para ser bem sucedido em uma entrevista em inglês. “Dicas simples são úteis para candidatos que estudam inglês, mas ainda não dominam 100% o idioma”, explica. Mas vale lembrar que o mais importante nesses casos é nunca mentir sobre o nível de conhecimento.
carreira,dicas,entrevista de emprego,vagas de emprego
Confira as dicas elaboradas pelo diretor:
Esteja preparado para as questões comuns - independentemente da vaga em questão, algumas perguntas são comuns em qualquer processo seletivo. Veja as perguntas que possivelmente serão feitas:
1. Tell me about yourself. / Me fale sobre você.
2. Tell me about your 3 greatest achievements. / Fale sobre suas 3 maiores realizações.
3. Are you satisfied with your career to date? / Você está satisfeito com sua carreira até hoje?
4. Tell me about a difficult situation you have faced and how you tackle it. / Me fale de uma situação difícil que você já se deparou e como você a encarou.
5. What do you like about your present job? / O que você gosta no seu atual emprego?
6. What do you dislike about your present job? / O que você não gosta no seu atual emprego?
7. What are your strengths? / Quais são os seus pontos fortes?
8. What is your greatest weakness? / Qual é o seu maior ponto fraco?
9. Why do you want to leave your current employer? / Por que você quer sair do trabalho atual?
10. Why should we hire you? Or Why do you think you are the best candidate for this position? / Por que deveríamos contratá-lo(a) ou Por que você acha que você é o melhor candidato para essa vaga?
- Estude o vocabulário da sua área de atuação - dominar a linguagem pertinente à área de atuação demonstra que o candidato tem interesse e conhecimento sobre o segmento do qual a empresa faz parte.
Pode-se fazer uma lista com as palavras e termos mais comuns. Ler artigos técnicos e publicações segmentadas auxiliam no melhor desempenho de aprendizagem. Desta forma, o candidato terá a oportunidade de se familiarizar com um novo vocabulário.
É importante que, além de conhecer as expressões técnicas, tenha-se domínio sobre os assuntos relativos ao segmento e à indústria às quais pertence a empresa. Exemplo de perguntas nessa linha:
1. What is your opinion about the financial crisis in Europe? / Qual é a sua opinião sobre a crise financeira da Europa?
2. What is your view about the World Cup being held in Brazil? / Qual é a sua opinião sobre a Copa do Mundo no Brasil?
3. What do you think is the trend for retail companies? / Em sua opinião, qual será a tendência no mercado para empresas de varejo?
4. Do you think the economic prosperity in Brazil will continue in the next 10 years? / Você acha que a prosperidade econômica no Brasil vai continuar nos próximos 10 anos?
5. Do you think the real estate price will continue to raise in Brazil in the next years? / Você acha que o preço dos imóveis vai continuar a aumentar no Brasil nos próximos anos?
Treine a pronúncia das palavras - seguindo as duas dicas anteriores, o candidato é capaz de visualizar praticamente todas as perguntas que serão feitas. É ideal que se crie um roteiro da entrevista, já pensando nas possíveis respostas para que se estude a pronúncia correta, principalmente dos termos técnicos.
Em caso de dúvidas, pode-se recorrer a professores, amigos com maior nível de fluência ou à internet. Há excelentes ferramentas com sintetizadores de voz disponíveis na internet e que conseguem reproduzir com precisão palavras em diferentes idiomas.
Um exemplo de fonte confiável e gratuita para consulta é o site www.oald8.com, onde está disponível o dicionário Oxford Advanced Learner’s Dictionary, e que oferece consulta não somente do significado das palavras como também de sua pronúncia.
Conheça a empresa - considerada por especialistas da área de recrutamento e seleção como a principal “lição de casa” que os candidatos devem fazer, a pesquisa sobre a empresa em que se deseja trabalhar é extremamente importante, independente da entrevista em inglês.
Isso demonstra interesse pela vaga e certamente garante pontos a mais com o entrevistador. Se for uma multinacional, é importante acessar o site em inglês e pesquisar sobre os produtos e o mercado. Se for uma empresa de capital aberto, deve-se buscar dados de faturamento para fazer perguntas pertinentes sobre a empresa no Brasil e globalmente durante a seleção.
Postura adequada - o candidato nunca deve se atrasar. Não existem desculpas para atrasos e em quase 100% dos casos, aquele que chega tarde a uma entrevista é eliminado no início do processo. Americanos e europeus, prováveis entrevistadores, são muito mais intolerantes a atrasos do que os brasileiros.
Sempre que possível deve-se verificar a origem do entrevistador antes da seletiva. Levar em consideração os diferentes aspectos culturais também é uma boa alternativa para quem deseja se sair bem na entrevista em inglês.
Viviam Klanfer, infomoney



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: